sexta-feira, 10 de abril de 2015

Encarando a vida

           
Artistas que iniciam precocemente a carreira costumam afirmar orgulhosos: “Não nasci. Estreei!”. Uma forma de enaltecer a capitalização precoce de seus talentos e destacar eficiência de sua carreira. É fácil, penso, usar a máxima quando o ente é dono de uma trajetória exitosa. Dessas sopradas, desde os primórdios, pelos bafejos da sorte que garantem a intermitência ascensional do sucesso. É confortável o exercício (meio esnobe, é bem verdade) de valorizar o brilho da própria estátua, dadas essas objetivas condições.
O contrário, porém, bem que pode acontecer. Ou seja, naqueles casos em que a rigor não houve estreia, e a cada novo espetáculo, reza-se para que os deuses brincalhões e sádicos da divina tragicomédia humana permitam ao espetáculo ir até ao final sob a incidência de percalços mínimos. Naqueles em que até o acordar diário exige empenho hercúleo, e botar a cara na rua seja um desafio permanente.
Eis dois cenários contraditórios da vida, resumidos em dois patéticos parágrafos. A via por onde caminhamos nem sempre é pavimentada, a iluminação é ruim em muitos pontos e até a própria condição nata dos sentidos dos caminhantes são determinantes na condução do percurso. Além de tudo, ainda pairam, em torno do caminhante, energias colaterais, por vezes regiamente maquinadas, que atrapalham em muito o caminhar.
A existência não tem manual de instruções. Mover-se em meio a ela, prover o mínimo necessário para sobrevivência em meio ao tiroteio não é tarefa fácil. Quando falamos em mínimo, não estamos falando só de pão, esses da esfera material. Há elementos de ordem psicossociais que determinam, a rigor, comportamentos caros à vida como os estados motivacionais, os trânsitos sociais, as escaladas ascensionais de status.
Encarar a vida, ter a “boa malandragem” de adaptação às condições inóspitas, o toque safo pra fugir das armadilhas e outras artimanhas para mandar tudo às favas vez por outra são, digamos, ingredientes básicos no composto do homem.
Viver é contabilizar sucessos para alguns. E conta-los, posteriormente, batendo orgulhosamente no peito, como a dizer que a vida é fácil, para plateias embasbacadas. Para a grande maioria, viver é ter que encarar desafios. A expressão “enfrentar um leão por dia” caberia bem ao desafio de quem tem que encarar a vida sem muitos recursos ou providenciais ajudas da estrutura familiar e social. Viver é processo de perguntas e respostas. Perguntas rascantes que exigem respostas rápidas e, se possível, engenhosas, límpidas e honestas.
Numa dessas publicações que circulam na Internet e vira, por insistência, citações recorrentes no Facebook, Eder Medeiros enumera uma série de ações para encarar a vida. Para ele, viver é “tentar, arriscar, errar, sorrir, chorar, contemplar, se aperfeiçoar, se dedicar, permitir, sonhar, voar, planejar, fazer, perdoar, se envolver, amar”.
Cá por nós, só pra concluir, vamos de Paulinho da Viola, que sabiamente ensinava que “é preciso viver e viver não é brincadeira não”. O barco é precioso, frágil e as marés temperamentais; o timoneiro, este ente inteligente e falível, tem que dosar coragem, ousadia, ritmos e prudência para ir, passo a passo, encarando a vida, ciente das dimensões do barco e dos humores inesperados das marés.     
por Edson de França

Nenhum comentário: