Dias
atrás, alguns órgãos de imprensa paraibana, denunciaram a ação de pichadores no
chamado centro histórico da capital. Praticamente todas as unidades
imobiliárias da localidade mostravam tatuagens – ou deveríamos dizer cicatrizes
– feitas a desajeitados jatos de tinta spray. Nada mais, pareciam sugerir os
colegas repórteres, que a expressão bárbara de alguns membros de uma geração cujo
sentimento e respeito pela história não se instalaram nas veias.
Infelizmente,
situações desse tipo não são exclusividade cruel de centros como a nossa velha
Filipéia das Neves. Ao contrário, se multiplica país a fora. É epidêmica. Não
creio que exista sitio histórico imaculado em qualquer praça ou logradouro dessa
república. Não pouparam nem a estátua do singelo poeta Drummond, no posto 06 de
Copacabana.
Há,
na verdade, uma sanha destrutiva – um tsunami de descaracterização - de
monumentos grassando país a fora. Se um cidadão qualquer quiser protestar ou
arrefecer frustrações, que se cuidem os monumentos.
Há
tempos, roubaram a mala do poeta Caixa D’agua. Até hoje a Prefeitura não repôs
e o poeta está lá; caminhando pra lugar nenhum com uma mão, a da mala, vazia e
a outra estendida a espera de um bêbado que a aperte. Vez por outra, alguém se morcega nas costas de
Jackson do Pandeiro ou de Livardo Alves, localizadas na Praça Rio Branco e Ponto
de Cem Réis, respectivamente. Muito mais na intenção de “machucar” o cobre que
simplesmente posar para estilosos selfies.
Pergunto-me
muitas vezes para que serviria a pasta de Caixa D’agua ou o pandeiro de Jackson,
em metal, para uma pessoa comum. A ausência deles daria, sim, um belo mote para
os cronistas, algo do tipo “separação traumática dos bardos de seus
instrumentos de encanto”. Para os depredadores, no máximo, um souvenir
dispensável que, tão logo roubado, seria esquecido num canto qualquer. Ou, na melhor
das hipóteses, teria a destinação degradante de ser vendida no ferro velho para
permitir ao gatuno a oportunidade de comprar uma lata de sardinha e um pão
dormido.
O ato de tocar ou macular um monumento
público tem algo a ver com desafio. Parece ser coisas da adolescência, da fase
complicada de insatisfações contra as instituições limitantes, tipo sociedade e
instituições como família e, sobretudo, governos. Um misto de insatisfação e
rebeldia. É como denunciar a passividade da sociedade comportada e retrógrada e
a insuficiência de governos e seus agentes. O cancro, porem, reside no fato de
que essa inconsequência tatibitate se espalha idades à dentro.
Pichar
ou arrancar partes de um monumento é um ato psicologicamente explicável pelo
desejo de dessacralizar. Retirar a “aura”, parodiando Walter Benjamim, no
sentido material, acachapante, destrutivo. Não é retirar a aura pela reprodução
como dizia o pensador, mas roubar-lhes partes, macular a estética com
intervenções violentas.
Parece
ser difícil para alguns conter-se diante da exposição a céu aberto, sem
proteção, de uma obra alusiva a memória coletiva. É muito mais, no entanto, um
atestado de nossa infantilidade civilizatória, de nossa incapacidade de,
articuladamente, investirmos em educação como principio e forma de atuação
social longe dos apelos do vandalismo vazio e assim, friamente, sem causa.
por Edson de França
Nenhum comentário:
Postar um comentário