quarta-feira, 17 de julho de 2019

Patada com ferradura



Pela vida desfilam os que são escolhidos e aqueloutros que se escalam. Nos momentos que antecedem a composição final dos times, esses últimos se apresentam escandalosamente. Não que haja algo de mal nesse comportamento, num primeiro instante. 
O problema surge quando os ditos cujos, os entrões, sem que ninguém lhes peça credenciais, começam a enumerar características pessoais, virtudes, dons e o que mais lhes parecer item de enriquecimento de currículo e, consequentemente. Um troço, numa palavra, chato como os portadores dessa anomalia social.
 No começo de composição de uma novela, o escritor expõe sua ideia e revela o desejo de se inspirar nas pessoas do convívio para compor os personagens. O entrão antecipa-se. Vai revelando o que intui ser e representar sua persona, desde o lado profissional até os naipes mais elogiosos de sua personalidade.
Há o intuito de sugestionar o autor e aparecer bem em tela além, claro, de derrubar um monte de gente pelo caminho.
 O escritor escuta tudo com a paciência dos yogues indianos, como se não estivesse ali. O entrão é como mosca na ferida de cavalo magro – pensa. “Chateia, leva tapão, mas não larga a chaga” – rumina.
- Pensei, de fato pensei em um personagem para você! Acho que você se encaixa perfeitamente!
Os olhos do candidato brilham.
- Poderia descrevê-lo, atiça. Espero que se guie pelas características que lhe enumerei, elas me representam. Siga exatamente as minhas sugestões.
- Claríssimo. Pensei em algo básico como a gramínea daninha que cresce nas charnecas, onde pastam os cavalos magros e os besouros rola-bosta.  
por Edson de França

sexta-feira, 12 de julho de 2019

“Apreciando” a demolição

Foto by Juliano Espindola/RBSTV


A cidade se transforma. Passa por metamorfoses para jamais voltar ao estado anterior. Ainda pouco ali havia uma casa. Bem construída, aparência sólida; talvez uma família classe média tenha passado muitos natais, carnavais, aniversários felizes dos membros.
Talvez tenha feito parte dos sonhos de alguém. Projetada com carinho consumiu recursos, se enfeitou para servir de morada.
            Em minhas caminhadas muitas vezes passei defronte. Algumas vezes cheguei a ver um ou outro morador. Não sei que eram. Um bom dia prococolar em algum momento, creio, e seguimos nossos caminhos, destinos, sinas.
            A casa de dois pavimentos era uma das mais vistosas da rua...
            Não sei onde foram parar os moradores, há dias não via movimentação de alguém chegando ou saindo de suas dependências. Vi, porem, quando os outros chegaram...
            Durante a última semana, por uma excepcionalidade, meu trajeto de casa ao trampo obrigou-me a passar todos os dias em frente a casa. Tanto na ida como na volta foi o meu percurso  por isso fui testemunha da chegada dos operários.
            Segunda-feira. Por volta das seis da manhã, um utilitário deixou os homens em frente. Saltaram, descarregaram as ferramentas, examinaram o ambiente, o homem que parecia chefe-empreiteiro deus as ultimas ordem e partiu. Presumi a decadência...
            Na volta, já no lusco-fusco, observei a casa. Pareceu-me um crânio começando a descarnar. Faltava-lhe um olho, uma das duas janelas do pavimento superior há via sido extirpada. Dava para vislumbrar os vazios que iam se abrindo internamente.  
            Na sequencia dos dias a descarnação continuou. Dilapidaram o pavimento superior. Janelas, portas, esquadrias, telhas foram se amontoando pelos cantos do terreno. Escombros.
            Céleres, os homens cumpriam sua missão de delapidação. Parecia haver pressa em ver um terreno limpo, destituído de vida antiga, prenhe de vida nova. Na transformação das cidades é campo árido prá lembranças. Não há tempo para cultivar lembrança.
            Na sexta-feira não havia mais o muro. No terreno já plano e destituído de qualquer vegetação, metade do tronco de uma árvore que era o mimo do jardim jaz de pernas pro ar, raízes sem vida expostas ao ar. Resta um tico de entulho no canto do terreno, volume que talvez não de uma ultima carrada.
            Ali jaz. Acaso coubesse ao quadro uma referência musical, creio que um jazz cairia bem. Uma nota triste, sem expectativa de sequência, longa, dolorida. Adágio. Soa forte como estrondo e vai se dispersando pelo ar até o ultimo resquício, suspiro. O ar de pré-noite completa a solidez lúgubre do momento.
            Talvez segunda-feira, o leito descoberto será ocupado por outros homens. Uma outra musica, frenética, começara a ser composta.  Material de construção começará a ser encostado. Ao longo dos dias, uma outra vida se erguerá, ocupando o terreno nu.
            A cidade segue sua sina. Desnudando-se, transmutando-se, arranhando a paisagem, devastando, reerguendo-se. Outras vidas, quando do empreendimento pronto, comporão naquele espaço os seus enredos dentro da metamorfose urbana.

            por Edson de França  

quinta-feira, 11 de julho de 2019

O brasil mata...


Não lembro onde li nem de que boca saiu uma expressão melancólica que proclamava: “O Brasil matou Elis Regina”.
Confesso que na época não tinha sensibilidade, conhecimento ou vivencia suficientes para decifrar o conteúdo da frase.
Era só capaz de pressentir que para além da lamentável morte física da artista, do sumiço repentino e inesperado, do silencio da voz da estrela, a frase mirava um território do indizível naquele momento.
Apontava para seara do intraduzível. Do um véu densamente condensado em campos psíquicos, vivenciais, de mentalidades e comportamentais. Só eles capazes de justificar e explicar o desabafo.
Morava no campo do sentimento mais profundo de brasilidade e das questões histórico-sociais, da imperiosidade das estruturas que nos molda, condiciona e condena.
Nos últimos dias, enquanto vigiava pela fresta a àgora anárquica da rede social, fui surpreendido, de novo, pela expressão, mais uma vez utilizada a guisa de homenagem à personalidade nacional recentemente desaparecida.
Havia desta vez também, como no outro caso, um quê de resignação, mas também um tom raivoso, pulsante. “O Brasil matou Paulo Henrique Amorim”, declarou o internauta.
Logo em seguida debulhou uma série de condições objetivas que, reunidas, acabariam decretando a morte, o silêncio providencial, de quem cultiva, sobretudo exercita, a capacidade de indignação neste país.
Tomar posição é andar em área de risco. Ter esperança é deparar-se todo o tempo com a frustração. Andar irmanado com o pais dos despossuídos e sofrer a rejeição do brasil oficial. Agir em prol da verdade artística, prezar pela mínima honestidade nos procedimentos sociais é sofrer, dar murros em ponta de faca
O brasil mata, naniza, ignora as capacidades, promove o esquecimento dos bons pervertendo a memoria. Assim construímos nossa historia oficial. O medíocre por aqui tem vez, brilha, mita. Em tempo: A corte palaciana ora no poder ignora a morte de João Gilberto e se nega a decretar luto oficial. Mas de que falávamos mesmo?
Depois não me venham falar em salvar as tais “glórias nacionais”

por Edson de França

Escolinhas de intolerância


Sempre apreciei a ideia do palhaço de mola que agredido devolve a “gentileza” com um safanão involuntário, dado o movimento pendular de sua cabeçorra, na criança cruel. Adianto, jamais tive pena da criança agressora; seu comportamento sempre me pareceu inadequado e, por outro lado, passível de ser repetir-se pela vida a dentro.
Não lembro bem do tipo de publicação e em que época captei a ilustração, só a assimilei de cara a mensagem. Ela me ensinou a não distribuir violência gratuita seja contra quem for, por mais diferente que seja da imagem que faço de mim mesmo. Agredir o que lhe parece diferente, estranho ou frágil é o modus operandi dos intolerantes e, infelizmente, para isso temos escola. E eficiente, diga-se de passagem. Começando pelas mães que incentivam os comportamentos vis.
            Os pais ensinam, no aconchego de seus lares, a ignorar, zombar, agredir se possível, o diferente. O discurso que reveste essa atitude é a defesa e a proteção de um território. Ela é gestada no mundinho dos lares, mas se enraíza e prospera socialmente em preconceitos de cor, condição financeira, raça, classe, ideologias e demais modos de aparentar, trajar, agir e pensar ou provenha de uma terra outra.
            A escola, por mais democrática e inclusiva que seja, reproduz certas cartilhas de intolerância. Lembro-me de certo professor, não recordo bem se de Educação Moral e Cívica (EMC) ou Organização Social e Politica Brasileira (OSPB), que sempre que podia utilizava um chiste ou chacota para demonstrar seu desprezo por alunos “de cor” como eu. Creio que era uma estratégia de nos expor diante da turma, nos fragilizar e, por extensão, ensinar para a turma mista que alguns não deveriam nem estar ali.
            Anos depois aprendi como uma brincadeira infantil, aparentemente inóqua e engraçadinha, pode servir como inoculadora das sementes da intolerância. Foi num daqueles programas infantis que preenchiam as manhãs dos anos 80 e 90 das principais TVs do país. A brincadeira era simplesmente caçar “marcianinhos”.
Num cenário tosco, simulando uma espécie de cupinheiro do serrado, estavam dispostas tocas onde se escondiam alguns “bichinhos bizarros” que as crianças eram instigadas pela “tia apresentadora” a capturar com redes caça-borboletas. Claro que ganhava pontos quem conseguisse capturar mais marcianos.
            A brincadeira ensina do colonialismo, do imperialismo, da “necessidade” humana da conquista por meio da subjugação do diferente. “É preciso conquistar, dominar, escravizar, exterminar, se preciso. Para isso fomos instruídos lá nos nossos primórdios”, parece dizer. E não há nada ali de subliminar, é ensino direto e reto. Por trás, contudo, ela embute um olhar que tem que ser desenvolvido contra o diferente, o que me parece estranho.
Ao que me consta nunca foi visto um marciano. Tudo que temos em mãos como imagens são as suposições que invadem os filmes de Ficção Científica. No entanto, na citada brincadeira, os marcianos eram moluscos e anencéfalos e, por essa condição, mereceriam ser capturados. A didática da intolerância passa por esses expedientes.
Uma serie extensa de ensino e reforços que aos poucos vão forjando personalidades intolerantes. Se formos contar os processos contrários, de lições para aceitação e alteridade, creio que vamos encontrar alguns poucos. Porém os intolerantes de plantão dirão que estamos errados e prezamos pela intolerância.

por Edson de França

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Conhecimento e arrogância





Todos nós buscamos por necessidade vital o conhecimento. Conhecer um pouco que seja sobre algo é fundamental para traçar estratégias de sobrevivência em um mundo que impõem muitas condições adversas. Mas como tudo o mais na vida, essa busca não é igualitária nem paritária.
Alguns têm mais sede, outros se contentam com o superficial para elaborar opiniões canhestras ou sentir-se parte do mundo. Os mais afoitos desejam ir além, conhecer profundamente uma área especifica ou abarcar uma carga de conhecimento extensa e variada em assuntos diversos. Arriscando mergulhos para além das interpretações triviais e simplistas. 
Para os nosso senso comum esses últimos se tornariam os “gênios da raça”, os outros, uma sub-espécie de homo sapiens inadaptáveis às condições de sobrevivência do planeta. Dentre o grupo de gênios, porém, ainda haveria gradações. Uns virariam enciclopédias andantes, outros intelectuais e, em um nível mais avançado, alguns atingiriam a condição de sábios.
Em todos os casos, todavia, a expansão da inteligência comum e a argucia de cada uma delas, per si, é que definiriam, enfim, os padrões e a “categoria” dos pensantes.
Um dado que chama a atenção,contudo, é a tentação de, sendo um portador de alguns conhecimentos, tomar-se de um poder imaginário. Erigir para si mesmo uma aura de superioridade sobre os, diríamos, pobres mortais que por alguma razão não conseguem atingir nem dominar a montanha de conhecimentos acumulados. Esse comportamento é típico de quem virou enciclopédico, com algum polimento aprendeu a fazer pose de intelectual e, jamais aprendeu a ser sábio.
Se assim fosse, saberiam que a simples posse do conhecimento (que convenhamos, é sempre parcial, limitado e um tanto quanto subjetivo) não torna ninguém superior e que a humildade é o elemento básico do homem que realmente conhece. Só ele tem a capacidade de se por acima do seu próprio conhecimento (melhor abaixo, pelos lados e por dentro dele), percebendo suas imperfeições e, sobretudo, limitações.


por Edson de França  




quinta-feira, 6 de junho de 2019

Enquanto flanava entre os pássaros



Uso óculos para longe. Pra perto, bastam- me os olhos nus. Decifro letras, leio rostos a poucos passos de mim. De longe, sem óculos, sombras. Teu rosto se perde em neblina. Perdoa-me, se entenderes, que não sei quem és tu.
#02#
Para quem não se entorpece fácil, a política e o esporte são antros. Terreno em que se deve pisar com cautela. Torcemos por pura idiotia. Somos movidos por um gene leso, acéfalo, que nos faz crédulos. Quando essa idiotia pessoal tende a se tornar histeria coletiva é hora de baixar o app da criticidade.
#03#
Todo escroque, dos mais bem sucedidos à raia miúda, pensa ter um pacto direto com o velho Deus. Enquanto não estão escarnecendo, preconceituando, visando os bolsos ou abusando da boa vontade de algum incauto, estão rezando para o invisível, em verdade, clamando o inferno pro outro.
#04#
É que os dias nos exigem. Agilidades, eficiências e caras felizes. Inconciliáveis, digo eu. Naturezas distintas, tons que não se harmonizam. Não dá pra ser de tudo com a placidez das lagartixas. Vez ou outra, ouvirás dizer: "Vai te foder. Tu e o cotidiano!"
#05#
Escalaram meu nome para um grupo do zap sobre futebol. Por lá, como em outros grupos que participo entrei mudo, permaneço calado. Por lá, sou espectador. Não dá para atuar, como convém a um futebolista cético, junto à massa insana que, na vida, contenta-se em ser apenas torcedor.
#06#
Quando o indivíduo traduz a reação ante um forte impacto é sempre algo que vem de dentro ou uma reação física. A dor, a palpitação, a paúra, o farnesim, a alegria, o susto. Dizer que ficou "branco", sei não, é uma frescura a ser estudada!
#07#
Vi uma mensagem de um pastor dizendo que recebeu uma ligação de Cristo é que, na hora, ficou branco. Fiquei na dúvida. Ele recebeu uma ligação ou passou por um desdobramento para ver-se assim descolorido!
#08#
Penso que em tempo nenhum foi tão necessário estar a par das causas que afligem a humanidade e, se possível, ter um olhar especial para várias delas. Não podemos ter causa de estimação. É preciso, mais que tudo, sentir as urgências da sociedade global. Questão de sobrevivência.
#09#
A televisão provinciana sobrevive à base de lambaios forjados nas escolas do radialismo de porta de mercearia. Os stars da área não tem ideia alguma do que seja jornalismo e não passam de “opinistas” (alguns alpinistas) mal preparados e, sobretudo, mal intencionados.
#10#
Mantenho a mente ligada no mundo livre. Toda cor e toda forma de amor valem a pena dentro do espectro vivencial. A vida, companheiro, é horrivelmente curta para tanta aperriação. Pena de quem, na vida, escolheu ser decorador ou arrumador de arquivos vivos e dinâmicos, nosotros, enquanto o mundo gira e nos consome. Vai viver, Zerroela, e deixa os outros curtirem sua loucura particular.

por Edson de França



quarta-feira, 5 de junho de 2019

Os cães miúdos mostram sua cara



      Comecemos pelo vocabulário básico. Cães miúdos são diabos reles. São desses que nascem por qualquer descuido, proliferam feito praga e sobrevivem à base de qualquer oportunidade. Desprezíveis, numa palavra.
Cães miúdos nascem e vivem como ervas. Não dessas que dão “baratos totais” ou curam tosse, não; são ervas daninhas que se espalham graças à estúpida morte do capim. São sanguessugas, vamps, parasitariamente mamando e matando incautos hospedeiros.
Travei contato com vários da espécie e já fui, “pense” (detesto desse cacoete verbal), convidado e intimado a fazer parte da legião. Pergunte-me se fui¿ Estou escrevendo aqui para não ser parcamente lido; ao lado dos cães miúdos nem precisaria escrever.
Os cães miúdos, dentro do seu expediente, providenciariam uma blague para me bajular, jurando uma intimidade profunda com o apelo ventilado em meus inexistentes textos.
Insistirei sempre na manufatura do texto, na defesa do espaço crônico que faculta ao escrevinhador um mínimo de autonomia. Ela é a lupa que permite flagrar o cão miúdo em sua mais expressiva pantomima. A oração que permite afastar os cães de toda ordem.
Os cães miúdos estão por aí travestidos em jogadores de pelada, operários medianos, grumetes e servidores temporariamente compondo a base do serviço público ou ASPONES de um secretario qualquer. Tem por expediente ofícios caídos no anedotário popular. São os baba-ovos, cheleléus, puxa-sacos, chaleiras, bajuladores, lisonjeadores, mantegueiros e lambe botas.
Quando os anjinhos do tempo em que vivemos saem às ruas e pedem intervenção militar, volta da ditadura e assombrices parecidas nada mais querem que seus lugares de cães miúdos num possível novo sistema. Uma legião de dedos duros iria, caso a turma da pesada assumisse o poder, se espalhar por aí. 
A democracia é o inferno dos cães miúdos porque nelas eles não se criam, dito melhor, ate procriam feito peste, mas são abortados instantaneamente. Aos primeiros voos, não conseguem camuflar a desfaçatez, o oportunismo e a canastrice de suas ambições.
Os cães miúdos necessitam de ambientes que lhes facultem poderes e não se lhes questionem, mesmo nas decisões mais estapafúrdias.
O cão miúdo quer, ao final, foder alguém em nome de seu status. O cão miúdo que aqui evoco está bem retratado no filme Ojuara – O homem que desafiou o diabo (Brasil, 2017). Uma ser que pode até ter uma personalidade e uma aparência sociável mas, ao fundo, são compostos de pedaços desconexos que jamais se juntarão numa fôrma harmônica, num comportamento social digno e mentalidade aceitável.

Por Edson de França